O evento promove um bate-papo com autores de livros sobre a história de Curitiba
No dia 9 de julho, às 19h, acontece mais uma edição do projeto “Passado em Prosa”, um ciclo de oito encontros com autores da coleção A Capital, promovido pelo Sesi Cultura, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. A conversa será com a escritora Ediméri Stadler Vasco sobre o livro “A cultura do trabalho na Curitiba da Belle Époque, 1890-1920”, com mediação do professor de história Sergio Aguilar Silva. A entrada é gratuita.
O livro escolhido para este encontro é um estudo que abrange o período da Belle Époque e mostra como a violência estava fortemente ligada à falta de direitos trabalhistas. A autora se dedicou a analisar a formação da classe trabalhadora urbana em Curitiba no período da Primeira República por meio da leitura de depoimentos de réus, vítimas e testemunhas em processos criminais desse período histórico. A partir deles, Ediméri coletou elementos para o entendimento das experiências vividas pelos trabalhadores em meio ao contexto da regulamentação do trabalho livre no processo de modernização da capital paranaense.
A autora Ediméri Stadler Vasco é professora, escritora e mestre em História, atuou por 32 anos como professora da rede pública de ensino do estado do Paraná e também publicou os livros “O Paraná de todas as cores” e “Trabalho, Cultura e Poder”, ambos pela Editora Base.
Produzida pela Factum Pesquisa Histórica, a coleção A Capital tem o objetivo de refletir sobre a relação entre Curitiba e memória a partir da observação da cidade enquanto espaço de experiência urbana, da invenção da beleza e da criação de símbolos do imaginário urbano.
O Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458 – Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3322-2111.