Filmes históricos espanhóis são exibidos gratuitamente no Centro Cultural Miguel de Cervantes
Nesta semana, o Centro Cultural Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha, apresentará dois filmes espanhóis com temática histórica. As sessões ocorrem na quarta e quinta, 28 e 29 de novembro, às 14h. Após a exibição de cada filme, haverá debate com a mediadora Ana Paula Vaz. A entrada é gratuita.
Na quarta, será apresentado o filme Juana La Loca, de Luis Oliveros. Ambientado na cidade de Laredo, no ano de 1496, a narrativa do filme mostra o deslocamento de uma tropa rumo a Flandres. O objetivo do grupo é conduzir a infanta Joana à corte de Bruxelas onde deverá contrair matrimônio com aquele que mais tarde será conhecido como Filipe, o Belo. Assim que se olham, nasce entre eles um desejo e uma atração incontroláveis. Esquecem-se das suas obrigações políticas e abandonam-se aos sentimentos. Uma política entre a nobreza castelhana e flamenga e outra, muito mais dolorosa, que pretende retirar Joana do leito conjugal. O filme tem classificação indicativa de 13 anos.
Já na quinta, será a vez de El Ángel de Budapest. Com direção de Vicente Aranda, o filme recria os feitos heroicos do jovem diplomata espanhol Ángel Sanz Briz, que expondo sua carreira profissional e sua própria vida salvou centenas de judeus sefarditas da ameaça nazista. O filme tem classificação indicativa de 12 anos.
O Centro Cultural Miguel de Cervantes fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1238, na Praça da Espanha.