Os visitantes podem fazer um minipasseio para conhecer melhor as atrações da unidade de conservação
Um circuito montado na Sala das Araucárias (sala de Educação Ambiental) do Jardim Botânico de Curitiba, tem levado os visitantes a um minipasseio para entender melhor a função e as atrações da unidade de conservação inaugurada em 1991.
A atividade acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, até o dia 15 de fevereiro. O roteiro conta com recursos como plantas naturais, animais taxidermizados e amostras de equipamentos como as floreiras do Jardim das Sensações, que levam os visitantes a um mundo de cores, cheiros e texturas das vegetações.
De acordo com a responsável pela Educação Ambiental do Jardim Botânico, Tânia Gonçalves, a trilha tem feito bastante sucesso. “Recebemos visitantes de Curitiba, de diversas partes do Paraná, do Brasil e até alguns turistas estrangeiros. Os comentários a respeito do nosso Jardim, ao final, são ótimos”, revela.
O caminho termina com um vídeo institucional sobre as origens, a estrutura e o trabalho desenvolvido nos bastidores do Jardim Botânico pelos pesquisadores. Todo o percurso leva em torno de 10 minutos. Há uma sinalização na porta da sala informando sobre a atividade e convidando os visitantes a entrar.
A Sala das Araucárias foi reinaugurada em junho do ano passado, durante as comemorações do mês do Meio Ambiente. Desde então, atende alunos da Rede Municipal de Ensino pelo programa Linhas do Conhecimento, escolas particulares e a comunidade em geral.
“Já começamos a envolver a comunidade e os visitantes frequentes em encontros mensais. A ideia com as atividades de férias é replicar a experiência a mais e mais pessoas”, conta Tânia Gonçalves.
O Jardim Botânico fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n° – Jardim Botânico.