Dra. Pet responde as cinco principais dúvidas sobre pulgas

O que pode acontecer com o meu bichinho de estimação se ele tiver pulgas? Tenho mesmo que aplicar o antipulgas? Na coluna de hoje, nossa Dra. Pet responde as cinco perguntas mais comuns quando o assunto é pulgas.

 

Por Jacqueline Felippetto

As pulgas são algo que geram muitas dúvidas em quem tem cachorrinho ou gatinho. Para ajudar a responder as questões, separei as cinco perguntas mais frequentes no dia a dia do consultório.

Se eu tenho dois pets em casa e somente um deles tem pulga, tenho que aplicar antipulgas nos dois?
Sim, precisa aplicar o antipulgas nos dois animaizinhos. Muitas vezes, você visualiza a pulga em somente um bichinho, mas, se um deles tem pulga, é grande a probabilidade de outro ou mais pets da casa também terem. Por isso, todos os bichinhos devem receber antipulgas, principalmente, para fazer o controle e evitar a infestação.

Devo aplicar o antipulgas somente no verão?
O antipulgas deve ser aplicado durante o ano todo para evitar uma infestação, justamente, no verão. Fazendo essa proteção anual contra as pulgas, você ainda ajudará no controle do ambiente onde os bichinhos estão,  evitando assim, que ovos, larvas e pupas das pulgas se proliferem e infestem os bichinhos.

Podemos aplicar o mesmo antipulgas em cães e gatos?
Não! Existem antipulgas específicos para cães e específicos para gatos. Somente o médico veterinário pode indicar qual o produto ideal para o seu bichinho, pois, ainda existem outras questões: a aplicação depende do peso do animal e temos antipulgas  de uso tópico e de via oral. A escolha dependerá de cada caso.

O que as pulgas podem causar no meu pet?
Quando um cão ou gato está infestado com pulgas ele pode ter anemia, estresse , dermatite alérgica, que provoca coceira intensa, descamação, vermelhidão na pele e e até quede de pelos e uma verminose denominada Dipilidiose, que também pode acometer os humanos.

Como meu pet foi infestado por pulgas se a minha casa não tem pulgas?
Essa é a pergunta mais frequente. Muitos ficam horrorizados quando detecto pulgas no exame clínico ou falo que o bichinho está com dermatite alérgica a pulga, pois não existem pulgas na casa. Geralmente, os animaizinhos se infestam de pulgas durante o passeio, em contato com outros pets, que pode ser no banho e tosa. Muitas vezes, é no próprio ambiente onde vivem mesmo, principalmente, se ficam no quintal.

É importante ressaltar que nenhum bichinho está livre de infestação, por isso é importante a aplicação de produtos antipulgas, para evitar problemas que esses parasitas podem causar nos cachorrinhos e gatinhos.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img