Espetáculo da Cia Senhas parte da reflexão da pandemia da gripe espanhola até a da covid-19
No próximo sábado (14/11), a Cia Senhas estreia a peça “Síncope” na programação da 3ª Mostra MOVE de Teatro. O espetáculo é manifesto cênico que faz um paralelo entre duas pandemias, a da gripe espanhola, em 1918, e da covid-19, em 2020, e debate a evolução da humanidade.
Em cena uma atriz e um ator reproduzem vozes do passado que se misturam com vozes do presente para evocar memórias. Segundo o grupo, o ponto de partida para a reflexão é a sociedade contemporânea: “A peça tem dois temas principais que se sobrepõem: a pandemia em diferentes momentos (1918 e 2020) e a urgência de tomarmos uma atitude diante do risco de falência da nossa civilização”, afirmam os artistas.
VEJA TAMBÉM: Rumo de Cultura lança áudio série inspirada em Nikola Tesla
Para a produção do espetáculo, a companhia precisou se reinventar no formato on-line, o que, segundo eles, é uma provocação que movimenta. “A câmera tornou-se uma parceira do processo de criação e nos mostrou outras ferramentas de relação com o espectador. Tivemos que reposicionar estratégias de jogo entre os atores, rever as dinâmicas de tempo e de espaço e repensar a relação com o público a partir da lente da câmera.”
A transmissão, que é gratuita, acontece a partir das 20h pelo YouTube da Espaço Obragem de Teatro, realizador da mostra. Um dia antes (13/11), no mesmo horário, ainda acontece uma entrevista com os artistas da Cia Senhas.
A 3ª Mostra MOVE de Teatro segue até o dia 21 de novembro, com apresentações de espetáculos todos os sábados. Nas sextas, no mesmo horário, são realizadas entrevistas com os realizadores de cada peça, também pelo YouTube.