A sarna em cachorros provoca coceira intensa e pode ser transmitida para os seres humanos
Por Jacqueline Felippetto
A sarna em cachorros, denominada sarna sarcóptca, é uma doença de pele altamente contagiosa, inclusive para os seres humanos, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Ela provoca uma coceira intensa e, logo no início, lesões bem específicas: áreas sem pelo na base da orelha e na região do cotovelo. Além disso, também é comum aparecerem crostas e vermelhidão na pele de tanto o bichinho se coçar.
Caso não seja tratada logo, a sarna se espalha pelo corpo inteiro. Para fazer o diagnóstico, é fundamental levar o seu cachorro no veterinário se perceber alguns desses sintomas. O diagnóstico é feito através de raspados de pele – às vezes é necessário fazer vários raspados, para encontrar o ácaro.
O tratamento é feito com xampus, sprays acaricidas, produtos tópicos e medicamentos via oral. É muito importante seguir todas as instruções do veterinário corretamente, pois se a sarna não for tratada corretamente, ela volta. Inclusive, as roupinhas e caminhas do pet com sarna devem ser higienizadas para evitar a reinfestação.
Então, fica a dica: percebeu que o seu cãozinho se coça demais ou está perdendo muito pelo, leve-o o quanto antes ao médico veterinário!
Até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.