The Kettle tem lançamento de livro sobre exposição de Elizabeth Titton

Exposição de Elizabeth Titton, que esteve em cartaz na Funarte SP, ganha um livro que será  lançado na The Kettle

Elizabeth Titton
Exposição de Elizabeth Titton ganha livro. Foto: Divulgação

As dimensões monumentais das esculturas de Elizabeth Titton, artista que vive em Curitiba desde criança, convidam o espectador a estar presente, a sair do virtual e vivenciar o momento. Sua mais recente exposição, “Muirapiranga”, realizada em São Paulo, acaba de ganhar um livro, de mesmo nome, com fotos e textos. A publicação será lançada no dia 5 de março, a partir das 16h30, na The Kettle. A entrada é gratuita.
“Muirapiranga” foi o projeto escolhido pela Funarte SP para inaugurar um novo espaço da instituição. Titton criou 21 obras de grande porte, variando de um a quatro metros de altura, que ocuparam um espaço de 600 m². Portais e obeliscos criados em aço corten e cortados a laser formam um tributo à árvore amazônica de madeira vermelha, similar ao Pau-Brasil, que impactam diante da grandiosidade e permitem ao público uma vivência única pela sua floresta de aço.
O projeto teve uma preocupação especial com a acessibilidade. Pisos táteis, esculturas em miniatura, etiquetas em braille e um grupo de monitores possibilitaram que pessoas com dificuldade de visão pudessem vivenciar a exposição através do toque. O livro tem textos da artista e pesquisadora, Bernadette Panek, além de imagens de Celso A. Oliveira, Diego Souza, Geraldo Hoffmann Jr., José Ernesto Passos, Leo Eloy, Marcos Böhler e Padu Palmerio. As ilustrações possuem QR codes para acesso à audiodescrição.
O lançamento do livro de uma exposição tão importante é a mais recente realização de uma carreira de 40 anos dedicada à escultura. Elizabeth Titton tem obras expostas em espaços públicos da Suíça, além de várias cidades pelo Brasil. Suas esculturas já rodaram diferentes países em exposições pelo mundo e podem ser vistas até mesmo em programas televisivos. Novelas como “Paraisópolis”, “Cheias de Charme” e “Sangue Bom” contaram com trabalhos seus, bem como o “Encontro com Fátima Bernardes”, que em 2014 teve o “Painel dos Passarinhos” como cenário.

Trajetória de sucesso

Titton nasceu em São Paulo em 1949 e mudou-se para Curitiba em 1957. Mestre em educação, especialista em Sociologia e Economia, graduada em pintura pela Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ainda no início da faculdade, teve obras selecionadas para para fazerem parte da V Bienal Internacional da Pequena Escultura, em Budapeste, na Hungria.
Sua pesquisa passou por litogravuras, máscaras em bronze fundido, cerâmicas, esculturas em alumínio e madeira, chegando às grandes árvores feitas de aço e cortadas a laser. Desde 2007, quando apresentou o trabalho “In Natura”, no Museu Oscar Niemeyer, seu corpo de obra vem sendo dedicado à fauna e flora nesse material, simplificando forma e volume com chapas bidimensionais.
Suas referências estéticas mudaram com o passar do tempo. “Eu comecei lá atrás, na mitologia europeia, na commedia dell’arte. Depois, eu vim para a brasilidade, para a questão do Xingu e da natureza. E, em seguida, vieram as coisas do meu eu. Quem sou eu, como eu me coloco neste mundo?”, explica a artista.
Elizabeth foi convidada a expor individualmente na Galeria Arrigoni-Baar, na Suíça, em 2014. Ainda no exterior, suas obras já estiveram em mostras na Polônia, Áustria, Alemanha, Hungria e Estados Unidos. No Brasil, já teve exposições individuais em São Paulo (Funarte, Documenta Galeria de Arte, Itaú Galeria de Arte); no Museu Oscar Niemeyer e em outros inúmeros espaços de Curitiba.
As obras de arte criadas por Elizabeth Titton também chegam às casas das pessoas. Suas peças já foram transformadas em artigos de design e podem ser encontradas em diversas lojas do país. A artista também já lecionou no Curso de Escultura da EMBAP de 1990 a 2006, além de ter criado, em 1989, o Pró-Criar, um projeto de educação pela arte. Entre 1984 e 1987, ocupou o cargo de diretora do MAC, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, participando também do seu conselho consultivo em 2007.
Entre os prêmios já recebidos pela artista, estão o Masters of Sheet Metal, publicação da Trumpf; Prêmio Aberje – Volvo Cultural; 10º Salão Paranaense de Cerâmica; Menção Especial do Júri na 5º Mostra do Desenho Brasileiro; 3ª Mostra de Escultura João Turin, entre outros.
Serviço: Lançamento do livro “Muirapiranga”, de Elizabeth Titton
Data: 05 de março
Hora: a partir das 16h30
Local: The Kettle – Alameda Prudente de Moraes, 836 – Centro
*O livro Muirapiranga poderá ser adquirido no dia do evento pelo valor de R$ 50

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img