Mostra de vídeos na Cinemateca celebra o Dia Internacional dos Migrantes

Dia Internacional dos Migrantes será comemorado, em Curitiba, com lançamento de vídeos produzidos por migrantes e refugiados que vivem no Brasil

refugiados
O venezuelano Alfonso, participante da oficina de Curitiba. Foto: Divulgação

No dia 18 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes. Para celebrar a data, a Cinemateca de Curitiba recebe o lançamento filmes realizados em Oficinas de Storytelling e Realização de Vídeos para Migrantes e Refugiados da campanha Feitos de Coragem – O Mundo é Movimento. A sessão ocorre às 19h e a entrada é gratuita.

Os trabalhos foram produzidos coletivamente por migrantes e refugiados que vivem em Curitiba e Brasília e contam histórias de vida e superação de dificuldades. Por meio de oficinas, ministradas pelos cineastas Gustavo Castro e Juliana Sanson em setembro deste ano, os participantes, vindos da Venezuela, Chile, Colômbia, México, Haiti, República Democrática do Congo e Síria, tiveram aulas teóricas e práticas onde desenvolveram habilidades para contar histórias usando a linguagem audiovisual. Os encontros resultaram em vídeos documentais, videocartas (depoimentos direcionados a migrantes e refugiados de outros países que vivem na América Latina) e um videoclipe.

Um deles conta a história da chilena Ines Gonzáles, hoje com 73 anos, que chegou ao Brasil nos anos 70 trazendo a técnica do bordado de arpillera, arte usada pelas mulheres chilenas para enfrentar e denunciar os horrores da ditadura. Em outro documentário a história do colombiano Ricardo Montoya e do venezuelano Wilson José Alemán, dois migrantes que rodam o Brasil em suas bicicletas, também foi registrada.

Amor, força, fé, medo, liberdade, exclusão, saudade e coragem foram palavras que ganharam corpo, som e ecoaram durante as gravações dos vídeos, retratando as complexas dimensões da vida de quem deixa seu país para viver em terra estrangeira.

“As oficinas possibilitaram trocas, descobertas e aprendizados para todos. A diversidade é o ponto em comum entre os participantes, bem como a capacidade de acolhimento entre eles justamente por estarem em situação similar. Durante o compartilhamento de tantas histórias incríveis, os participantes criaram fortes elos de amizade e empatia. Saímos renovados, cheios de esperança e com a vontade de mostrar o quanto antes tudo o que foi feito”, conta Gustavo Castro, coordenador geral da campanha. “As histórias e a arte conectam povos, lugares e culturas e transformam pessoas, que transformam a realidade, que transformam o mundo”, almeja.

A campanha Feitos de Coragem – O Mundo é Movimento nasceu devido ao grande aumento das denúncias de casos de xenofobia, trabalho escravo e agressões contra imigrantes. Trata-se de uma realização da Fundación Avina e conta com o apoio da Jarina Filmes, da Missão Paz e da Organização Internacional de Migração (OIM). A proposta é ampliar o diálogo, cobrar respostas das autoridades e sensibilizar a população e as instituições para o tema.

Mais informações na página do Facebook. A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.

SERVIÇO: Lançamento dos vídeos da campanha Feitos de Coragem em Curitiba
Data: 18 de dezembro
Horário: 19h
Local: Cinemateca | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada Gratuita
Classificação livre

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img