Publicado em 5 de junho de 2020

Aprenda a como separar o seu lixo durante a pandemia do coronavírus nesta edição da coluna Meio Ambiente, Cultura e Cidadania

Foto: prostooleh/FreePik

Por Wainer Luiz Louza Borges

Você sabe como separar os seus resíduos gerados durante esta pandemia? Seguem as orientações do Governo do Estado do Paraná.

SEM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO

LIXO COMUM: Nos casos sem suspeitas de contaminação, descarte luvas, máscaras, guardanapos e lenços no lixo do banheiro.

MATERIAL RECICLÁVEL: Deve continuar sendo separado normalmente, armazenado por 48 horas antes de ser encaminhado para coleta seletiva ou catadores.

Observação: Ambos precisam estar fechados, É PRECISO BORRIFAR UMA SOLUÇÃO com a proporção de 50 ml de água sanitária para 1 litro de água.

PESSOA COM SUSPEITA OU CONTAMINAÇÃO

Durante os 14 dias de isolamento social, o lixo reciclável TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADO LIXO COMUM.
Descarte luvas, máscaras, guardanapos e lenços no lixo do banheiro.

Observação: Todo o lixo da pessoa com suspeita ou confirmação de covid-19 deve ser embalado duas vezes. Use luvas e máscaras ao retirar todos os lixos, borrife a solução com água sanitária no conteúdo dentro do lixo, feche bem, embale novamente e borrife do lado externo de todos os sacos. Depois, coloque todos eles dentro de um saco de lixo preto bem resistente, borrife do lado externo e IDENTIFIQUE COVID-19.

Armazene todos em saco bem resistente e destine o lixo SOMENTE NO DIA DA COLETA municipal.


Fonte:
http://www.iap.pr.gov.br/2020/05/1686/Cartazes-orientam-sobre-cuidados-com-lixo-durante-a-pandemia.html

 

 

Wainer Luiz Louza Borges  é gestor ambiental e professor e atua como produtor cultural e de eventos nas áreas de Educação e Gestão Ambiental.

Leave A Comment