Unidades do Cineclube Sesi oferecem programação variada em julho

Sesi Cultura promove quatro ações diferenciadas com produções que valorizam obras contemporâneas, a autoria feminina e o público infantil

Em julho, o Cineclube Sesi, promovido pelo Sesi Cultura Paraná, apresentará uma programação diferenciada em cada uma de suas quatro unidades. As exibições acontecem uma vez por semana e são seguidas de bate-papo. Todas têm entrada gratuita.

Em São José dos Pinhais e no Teatro Sesi Portão, as ações contam com a curadoria de Luiz Gustavo Vilela. No Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, onde acontece o Cineclube Solax, a curadoria é de Débora Zanatta e Camila Macedo e no Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr. Celso Charuri, a curadoria é de Zé Fernando Costa.

O projeto da Casa Heitor tem um diferencial que tem chamado a atenção do público. Ele é voltado à exibição de filmes dirigidos por mulheres. Este mês, as cineastas escolhidas foram Naomi Kawase e So Yong Kim. No Sesi Portão, espaço que tem se tornado conhecido pela proximidade com o público infantil, a programação será tomada pelo tema “O mundo da fantasia”, com destaque para Mary Poppins, A Princesa Prometida, O Jardim Secreto e a Princesinha.

Em São José dos Pinhais, o Sesi investe em uma mudança de estilo. São escolhas focadas na produção contemporânea que encontra pouca vazão nas grandes salas. Neste mês, o espaço recebe os filmes de David Lynch. O diretor não possui pares no cinema americano. Abraçando e expandindo o surrealismo de Buñuel e Dali, esse diretor criou algumas das mais insanas e marcantes imagens já vistas nos últimos anos.

No Centro Cultural Sistema Fiep, na unidade Dr. Celso Charuri, surge o Cineclube Soberano, que pretende ser um espaço de exibição de filmes esquecidos, além de propor olhares distintos para obras já populares. Trata-se de uma iniciativa aberta a todos, gratuita e de caráter educativo, que será organizada em encontros regulares que ocorrerão uma vez por semana, sempre no mesmo dia. O cineasta de destaque para julho também é o britânico David Lean.

A proposta para o Cineclube Sesi 2019 de uma forma geral é a de privilegiar filmografias contemporâneas autorais de todo o mundo, tendo em vista que esses diretores, homens e mulheres de diferentes etnias, origens e visões de mundo, têm ajudado a iluminar o caminho para compreender o mundo.

“Ainda que alguns desses filmes cheguem ao circuito comercial ou de cineclubes impulsionados pelas premiações ou pelos festivais internacionais, raramente fica claro para o público que se trata de parte de uma obra coesa, de cineastas com propostas artísticas sólidas, já que os outros títulos desses profissionais não receberam a mesma atenção”, comenta Vilela.

Confira a programação de julho do Cineclube Sesi em cada uma das unidades:

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação (ingressos disponíveis uma hora antes da exibição)

10 de julho e 17 de julho | 16 anos | às 18h30
Naomi Kawase
Amplamente premiada, a diretora japonesa Naomi Kawase, atua no cinema desde a década de 1980. Sua filmografia é especialmente centrada nas questões autobiográficas e de hibridização entre o documental e o ficcional, com temas que abordam os espaços íntimos, domésticos e familiares, propondo uma perspectiva universal a partir do pessoal.

24 de julho e 31 de julho | 16 anos | às 18h30
So Yong Kim
Nascida na Coréia do Sul, So Yong kim é responsável por quatro longas-metragens, realizados em seu país de origem, nos Estados Unidos e Canadá. Seu filme de estreia, In Between Days (2006), foi vencedor do Prêmio Especial do Júri, no Festival de Sundance. A diretora também é responsável pela direção de séries televisivas como Transparent e American Crime.

Teatro Sesi São José dos Pinhais
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro
Observação: retirar ingresso com uma hora de antecedência (sujeito a lotação)

9 de julho | 16 anos | 19h
Veludo Azul 
Um casal de jovens vizinhos se vê em uma misteriosa investigação quando um deles encontra uma orelha cortada. Em seu caminho está uma cantora de cabaré e um grupo de psicopatas que sequestrou uma criança.

16 de julho | 16 anos | 19h 
Coração Selvagem 
Sailor e Lula se amam, mas a família dela não aceita a relação. Na fuga, uma torrente de caos, violência e sexo explodem.

23 de julho | 12 anos | 19h 
Estrada Perdida 
Depois de um encontro bizarro em uma festa um saxofonista de jazz é acusado pelo assassinato de sua mulher e mandado para a cadeia. Lá ele se transforma em um jovem mecânico e começa a viver uma nova vida.

30 de julho | Livre | 19h
Uma História Real
Um velho descobre que seu irmão, com quem brigou anos atrás, está morrendo. Sua única alternativa para conciliação está em pegar um cortador de grama e nele atravessar os EUA.

Teatro Sesi Portão
Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão
Observação: retirar ingresso com uma hora de antecedência (sujeito a lotação)

10 de julho | Livre | 19h
Mary Poppins
Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Em um passe de mágica, Mary Poppins aparece em seu guarda-chuva voador para ajudar a família Banks a encontrar neles mesmos o que realmente importa.

17 de julho | Livre | 19h
A Princesa Prometida
No filme “A Princesa Prometida”, um menino, Westley, vira pirata para salvar sua amada, Buttercup, das garras de um príncipe terrível. Para se reencontrar, o casal deve lutar contra os demônios de um reino místico. Uma aventura de conto de fadas sobre uma linda jovem e seu amor verdadeiro.

24 de julho | Livre | 19h
O Jardim Secreto
O filme “Jardim Secreto” é uma adaptação do clássico conto de fadas homônimo de Frances Hodgson Burnett. A obra conta a história da orfã Mary Lennox, enviada para viver com seu tio em sua mansão. Um lugar cheio de segredos e mistério. Mary descobre que tem um primo doente que ela desconhecia e que existe no local um jardim abandonado, que a jovem insiste em trazer de volta à vida.

31 de julho | Livre | 19h
A Princesinha
O filme “A Princesinha” conta a história de Sara Crewe, uma menina que é obrigada a viver em um internato em Nova York quando seu pai é convocado para a guerra. Enquanto tenta se adaptar às regras do local, ela faz amizades e inimizades, encontrando em sua imaginação a liberdade para mudar o mundo ao seu redor.

Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr.Celso Charuri
Endereço: Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco
Observação: retirar ingresso com uma hora de antecedência (sujeito a lotação)

2 de julho | 14 anos | 19h
Desencanto
Ao encontrar um estranho numa estação de trem, uma mulher é tentada a trair seu marido.

9 de julho | 14 anos | 19h
Lawrence of Arabia
Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra às ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.

16 de julho | 16 anos | 19h
A filha de Ryan
Uma jovem presa a um casamento sem amor com um homem mais velho, tem um caso com um oficial britânico traumatizado pela guerra, causando enorme comoção num vilarejo irlandês.

23 de julho | Livre | 19h
Passagem para a Índia
Desconfianças e falsas acusações perturbam as boas relações entre um médico indiano e uma mulher inglesa noiva de um magistrado do Império Britânico na Índia Colonial.

Mais informações no site www.sesipr.org.br/cultura ou na página do Facebook do Sesi Cultura Paraná.

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img