Início De Graça Hortas Comunitárias de Curitiba recebem o espetáculo gratuito rádiO atalalaiA

Hortas Comunitárias de Curitiba recebem o espetáculo gratuito rádiO atalalaiA

O espetáculo gratuito rádiO atalalaiA promete levar humor e interação para as hortas comunitárias de Curitiba entre os dias 20 e 30 de março, com apresentações inclusivas e interativas conduzidas pelas palhaças Camila Jorge e Má Ribeiro.

As hortas comunitárias de Curitiba se tornarão palco para o espetáculo gratuito rádiO atalalaiA, uma apresentação cênico-musical conduzida pela coletiva artística Filhas da Fruta. O evento ocorre entre os dias 20 e 30 de março e propõe um encontro irreverente e interativo com a comunidade, combinando humor, improviso e música.

Espetáculo gratuito rádiO atalalaiA - Foto por Franci Valdeira
Espetáculo gratuito rádiO atalalaiA – Foto por Franci Valdeira

Criado pelas palhaças Camila Jorge e Má Ribeiro, o projeto “De Horta em Horta – Filhas da Fruta Seguem Cultivo” levará apresentações gratuitas para a Horta do Jacu, no bairro Bom Retiro, e para a Horta Dembinski, no CIC. Com quadros como horóscopo, previsão do tempo e mensagens do dia, a proposta é envolver o público em uma experiência de arte espontânea, dialogando com o ambiente das hortas urbanas.

A história do rádiO atalalaiA começou em 2016 na Feira de Orgânicos do Passeio Público, onde as artistas realizavam apresentações independentes. Durante a pandemia de COVID-19, o projeto foi adaptado para o formato virtual, conectando-se com as comunidades das hortas do Tatuquara por meio de vídeos e chamadas online. Agora, em 2025, a iniciativa retorna ao formato presencial, consolidando a interação entre arte e comunidade.

Espetáculo gratuito rádiO atalalaiA – Foto: Elenize Dezgeniski

Participe do Grupo de Whats do Curitiba de Graça!

Arte e acessibilidade: uma proposta inclusiva

Além das apresentações nas hortas comunitárias, o projeto também traz uma dimensão inclusiva com apresentações adaptadas para pessoas cegas e com baixa visão. Essa proposta vem sendo desenvolvida desde 2024, em colaboração com a Casa Consultoria. No dia 20 de março, o rádiO atalalaiA será apresentado no Instituto Paranaense de Cegos (IPC), reforçando a busca por um teatro acessível e democrático.

“A gente quer manter esse vínculo e aprender mais sobre acessibilidade na prática. Nosso objetivo é descentralizar a arte e torná-la cada vez mais inclusiva”, destaca a artista Má Ribeiro. Como parte desse compromisso, será realizada também uma ação de mediação inclusiva na Horta do Jacu, no dia 26 de março.

Espetáculo gratuito rádiO atalalaiA – Foto Bruno Mancuso

Agenda das apresentações

As apresentações do espetáculo gratuito rádiO atalalaiA serão abertas ao público e acontecerão nos seguintes locais e datas:

  • 20/03 às 14h – Instituto Paranaense de Cegos (apresentação fechada)
  • 27 e 30/03 às 10h – Horta do Jacu (Rua Angelo Zeni, em frente ao número 56 – Bom Retiro)
  • 28 e 29/03 às 10h – Horta Dembinski (Rua Rio do Sul, 2290 – CIC)

Entrada Franca: Classificação: Livre | Duração: 60 minutos 

O retorno do rádiO atalalaiA aos espaços urbanos reforça a importância da arte em ambientes comunitários, promovendo experiências coletivas e resgatando a relação direta entre artistas e público. Com humor e interatividade, o projeto segue cultivando conexões e ressignificando a ocupação artística nas cidades.