Início Dança Homenagem às crianças tem espetáculos de dança gratuitos no Teatro Zé Maria

Homenagem às crianças tem espetáculos de dança gratuitos no Teatro Zé Maria

Homenagem às crianças com dança reúne Curitiba Cia de Dança e Cia Druw, de SP com os espetáculos “Memória de Brinquedo” e “Girassóis”.

Em Curitiba a Semana da Criança começa no dia 29 de setembro, com a curta temporada da obra de repertório da Curitiba Cia. de Dança “Memória de Brinquedo”. A apresentação faz parte da Semana da Criança, organizada e promovida pela própria Curitiba Cia de Dança, que também conta com a participação da premiada Cia Druw, que se apresenta pela primeira vez em Curitiba.

Homenagem às crianças: "Memória de Brinquedo", foto de Lulicia Guimarães
Homenagem às crianças: “Memória de Brinquedo”, foto de Lulicia Guimarães

Em “Memória de Brinquedo” a Curitiba Cia de Dança utiliza a dança contemporânea como linguagem para celebrar histórias, lembranças e sensações da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção geral e artística de Nicole Vanoni, “Memória de Brinquedo” busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Em outras palavras, o espetáculo investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo. Estes espetáculos homenageiam a saudosa Regina Pessuti (in memorian), grande incentivadora da companhia curitibana.

“Memória de Brinquedo” tem patrocínio da CNH Industrial Capital, Sodabel 99 e Festval e apoio da Case IH e Case Construction. O espetáculo é viabilizado pela lei de incentivo à cultura, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, da Curitiba Cia de Dança e – Amigos e dos Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC).

Van Gogh em espetáculo infantojuvenil de dança

Além de “Memória de Brinquedo”, o público tem a grande oportunidade de conhecer o trabalho da Cia Druw, grupo premiado de São Paulo que vem pela primeira vez à Curitiba com o espetáculo infantojuvenil “Girassóis”. Serão quatro apresentações gratuitas que também integram o projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, além de uma oficina gratuita para crianças de 7 a 12 anos.

Homenagem às crianças: Espetáculo “Girassóis”, foto de Tono Guimarães

Inspirado nas telas de Van Gogh, o trabalho é dirigido, concebido e roteirizado por Miriam Druwe. “Girassóis” é inspirado pela forma sensível do artista ver o mundo. Mergulhando na alma do pintor, suas histórias, obras e sua paixão pela natureza, o espetáculo traz Van Gogh e suas criações para um cenário leve, lúdico e poético, em que a vida se mostra em toda sua força, como as pinceladas pulsantes de emoção que marcaram toda a sua vida.
A companhia costuma explorar a linguagem do clown nas suas produções. Com narrativa leve e lúdica, potencializada por vídeos projetados no espaço, a conexão com o público é certa. “É interessante observar a percepção das crianças e a dos adultos sobre o espetáculo. Tem coisas que dialogam mais com um ou com outro. É uma experiência rica e emocionante para todos. Sinto que conseguimos humanizar essa figura tão emblemática que é o Van Gogh”, comenta Miriam.

Homenagem às crianças: Espetáculo “Girassóis”, foto de Tono Guimarães

A Cia Druw vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança contemporânea por meio de uma intensa atividade que tem como foco de pesquisa, criação, difusão e formação cultural. Criada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a Cia Druw vem desenvolvendo um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria. Reconhecida pela crítica e convidada a participar de vários eventos e festivais de dança em todo o país, a Cia Druw tem como um de seus objetivos a formação e a criação de espetáculos que possam contribuir para formação de público para a dança contemporânea, com temas atuais de interesse geral.
Nesta participação na Semana da Criança da Curitiba Cia de Dança, a Cia Druw vem à Curitiba como parte do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, um dos maiores programas de formação de público para teatro infantil no país.

Participe do Grupo de Whats do Curitiba de Graça!

Serviço:

Curitiba Cia de Dança apresenta “Memória de Brinquedo”
Data: 29 e 30/09 e 01/10
Horário: 18h

Cia Druw apresenta “Girassóis” (espetáculo infantojuvenil)
Datas e horários: 6/10, às 9h e às 15h; dias 7/10 e 8/10, às 18h.
Dia 8/10, às 14h – Oficina de dança gratuitas para crianças de 7 a 12 anos, no Teatro José Maria Santos. Inscrições no local, com 1h de antecedência.

Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Curitiba – PR
Informações: 3324 8208
Entrada franca

Homenagem às crianças: “Memória de Brinquedo”, foto de Lulicia Guimarães

FICHA TÉCNICA “MEMÓRIA DE BRINQUEDO”
Direção Geral e artística: Nicole Vanoni
Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Assistente de Direção: Hamilton Félix
Ensinadores: André Oliveira, Claudio Fontan, Hamilton Félix e Nathalia Tedeschi
Professoras: André Oliveira, Cíntia Napoli e Nathalia Tedeschi
Fisioterapeutas: Marcela Pinho e Taline Algauer
Figurino e Cenário: Gelson Amaral
Costureira: Noeli Santana/ Sueli Oliveira e Andréia Medeiros
Projeto de Luz: Fabia Regina
Fotos: Lucília Guimarães
Vídeos: Elson Silva
Assessoria de imprensa: Flamma Comunicação Organizacional
Assessoria Jurídica: Camila Guimarães
Realização: Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e AADC – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba
Assistente de produção- Dani Pateti
Elenco: Cecilia Bassetti, Davi Lopes, Hamilton Felix, Iradorsey, Júlia Mello, Nathalia Tedeschi, Murilo Machado, Nicole Vanoni, Rayanne Ribeiro, Rodrigo Soares, Thaís Lima
Cia Jovem: Dani Pateti, Kuan Ferreira, Luana Hertt, Filipe Bueno, Mateus Yuri e Yan Ferreira

FICHA TÉCNICA “GIRASSÓIS”
Direção, Concepção e Roteiro: Miriam Druwe
Intérpretes: Alessandra Fioravanti, Letícia Rossi, Elizandro Carneiro, Rafael Abreu, Manu Fadul, Gabriel Crispim e Orlando Dantas
Direção Cênica: Silvia Leblon
Trilha Sonora: Fábio Cardia
Cenografia e Figurino: Marco Lima
Projeto de Luz: Lúcia Chedieck
Vídeo-Cenário: Tatiana Guimarães
Treinamento Clown: Sílvia Leblon
Voz em off: Paulo Federal
Fotos: Cláudio Roberto e Sílvia Machado
Produção: Tono Guimarães – Plataforma Movente
Realização: Miriam Druwe Produções Artísticas
Gestão de projeto: Doble Cultural

Sair da versão mobile