Início Sem categoria Especial Enem: Seis assuntos mais abordados em História nos últimos anos

Especial Enem: Seis assuntos mais abordados em História nos últimos anos

Educador explica os conteúdos mais cobrados nos últimos anos apontados por um sistema

Se preparar para o Enem não é tarefa fácil porque exige do estudante um amplo domínio sobre todo o conteúdo da grade curricular do Ensino Médio. Para sinalizar o que é preciso estudar, a organização do Enem divulga no edital do exame a Matriz de Referência, na qual constam os conteúdos que podem ser abordados nas provas.
Mesmo assim, a quantidade de assuntos listados nas quatro áreas do conhecimento pode deixar qualquer um perdido, sem saber o que priorizar. “O ideal é estudar bem durante todos os anos para se ter uma base completa e, então, na reta final, priorizar a revisão de assuntos que caem com mais frequência ou que o aluno tenha mais dificuldade”, orienta o coordenador da Assessoria de História, Filosofia e Sociologia do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Junior.

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Para ajudar quem está se preparando nesta reta final, a equipe de inteligência do Sistema Positivo de Ensino mapeou os assuntos da disciplina de História que mais foram abordados nas provas do Enem nos últimos dez anos.

  • História Geral (55%)
  • Brasil República (15%)
  • Brasil Colônia (9%)
  • Brasil Império (8%)
  • História Política (7%)
  • Patrimônio Histórico-cultural e Memória (6%)

De acordo com Norton, em História Geral os conteúdos que costumam aparecer com mais frequência são Iluminismo, Revolução Industrial e Segunda Guerra Mundial. Já quando o tema é Brasil República, o educador afirma que é preciso prestar atenção na Primeira República e na Era Vargas.
“O Brasil Império costuma trazer questões que tratam da Constituição de 1824, Segundo Reinado, processo abolicionista e economia cafeeira. Já as questões ligadas ao Patrimônio Histórico-Cultural e Memória trazem com frequência a temática indígena e afro-brasileira, além da diversidade cultural”, completa Norton.
 
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