Início AMIGOS PETS Gripe Canina: como cuidar dos cães com o frio chegando

Gripe Canina: como cuidar dos cães com o frio chegando

Gripe Canina ou Tosse dos Cães: todo o cuidado é pouco! Foto: Freepic
Gripe Canina ou Tosse dos Cães: todo o cuidado é pouco! Foto: Freepic

Jacqueline Felippetto

A Gripe Canina ou Tosse dos Cães se caracteriza principalmente por uma tosse seca, severa e persistente, além de ser altamente contagiosa. Geralmente o tutor do animal descreve que o cão parece que está “engasgado”. Essa tosse piora com agitação e com exercício que o animal faz, após brincar ou correr,por exemplo.

Os principais sinais e sintomas, incluindo a tosse, são: a falta de apetite, febre, vômitos, secreção nasal e ocular, apatia e cansaço. Um dos principais causadores desta gripe é uma bactéria chamada de Bordetella bronchiseptica, os vírus da Parainfluenza e Adenovirus também são outros causadores.

Gripe Canina – Cuidados e prevenção

Por ser uma doença altamente contagiosa entre os cães, todo o cuidado é pouco! A gripe canina aparece principalmente no inverno e quando tem mudanças bruscas de temperatura. Importante lembrar que essa doença pode acometer os cães em qualquer idade.

A prevenção é a vacinação, que começa em filhotes, e deve ser aplicada durante toda a vida do cãozinho, sempre feita anualmente e por um médico veterinário.

Existem 3 tipos de imunizações contra a Gripe Canina:
-Via injetável
-Via oral
-Via intra nasal
O esquema vacinal e o tipo de imunização, quem deve prescrever é o veterinário.

Nesta época do ano, evite dar banho em dias muito frios, mantenha seu pet protegido do vento e chuva, evite sair nas horas mais frias do dia, cuidado redobrado com filhotes e cães idosos, eles são mais propensos a ficarem doentes e o principal,mantenha a vacinação em dia, ok!

Espero que tenham gostado e até a próxima!


Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV

Sair da versão mobile