Início Música e Dança Empreendedorismo alavanca carreira de banda paranaense

Empreendedorismo alavanca carreira de banda paranaense

Little B. and the Mojo Brothers se reinventou após participar de jornadas de capacitação e transformar a banda em um negócio

Empreender também pode dar música. No caso, rock and roll inspirado nos anos 1960 e 1970. A banda Little B. and the Mojo Brothers , de Maringá, no noroeste do Paraná, deu uma virada na carreira após participar de jornadas de capacitação.
A vocalista e compositora Beatriz Carrocini Colnago, a Little B., que também exerce as funções empresariais da banda, conta que as capacitações, realizadas no Sebrae/PR, acabaram mudando os rumos musicais e dos negócios.
“Passamos a ver a banda como um negócio, um investimento de longo prazo. Não apenas para garantir cachês em apresentações em bares, por exemplo. O Sebrae nos aproximou de outros músicos e artistas, o que permitiu ações em conjunto”, relata.
O grupo musical passou a ser visto como uma empresa, que foi formalizada e passou a ter CNPJ. A empreendedora destaca ainda que os mentores da capacitação incentivaram os integrantes a desenvolver trabalhos autorais em vez de fazer covers de artistas renomados.
“Conteúdo é fundamental no cenário artístico e queremos ser vistos como uma banda que tem algo a oferecer. Lançamos o primeiro videoclipe, que trouxe visibilidade para o nosso trabalho”, comemora Little B.
No ano passado, os artistas produziram as primeiras faixas autorais e lançaram a música No “Land for Young Folks” (sem terra para os jovens, em tradução livre), que foi a escolhida para o primeiro videoclipe. Os resultados começam a aparecer. O site especializado Hits Perdidos, que realiza a cobertura jornalística do mercado da música, com foco em artistas independentes do Brasil, relacionou o videoclipe entre os 30 mais relevantes no cenário independente e alternativo, no mês de abril.

VEJA TAMBÉM: Rapper EDD atualiza boom bap em seu primeiro álbum solo

A gravação exigiu, além das habilidades musicais, muita estratégia gerencial para levantar os recursos necessários. Com a pandemia, e sem a possibilidade de realizar shows, a alternativa foi participar de editais. A Little B. and the Mojo Brothers foi contemplada em dois deles: Em Casa com Arte e Convite à Música, ambos da Prefeitura de Maringá. “Aprendemos a elaborar projetos para editais e também passamos a desenvolver e comercializar artigos relacionados à banda, como camisetas, canecas, adesivos e posters”, completa a vocalista.

Preparação para não desafinar

Segundo Luciano do Marco Campos, assistente do Sebrae/PR, assim como na música, empresas de todos os setores devem estar preparadas. O resultado pode ser harmônico ou soar muito mal, sem a gestão adequada.
“O Sebrae vem atuando com o mercado da música desde 2019, quando foi realizado um grande evento musical e foi lançada uma trilha com vários workshops dos quais a Little B. and the Mojo Brothers participou. A banda deixou de ser um hobby e virou negócio. Queremos incentivar outros artistas a se profissionalizarem”, frisa Luciano.
Assista ao videoclipe de “No Land for Young Folks”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=dSiOG_9MSy0″ loop=”no” muted=”no” /]
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile