Curitiba recebe a Mostra Dramaturgias do Sesi

Programa do Sesi de incentivo à escrita e aperfeiçoamento de dramaturgos e diretores apresenta Mostra Dramaturgias

 

A dramaturga Marici Salomão é uma das participantes do evento. Foto: Divulgação

 

De 4 a 7 de abril, o Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França, em Curitiba, recebe a Mostra Dramaturgias – 1º Encontro dos Núcleos de Dramaturgia do Sesi. Na ocasião, representantes das unidades do Sesi Cultura Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, propõem leituras dramáticas, oficinas e rodas de conversa a fim de compartilhar processos e inquietações. O objetivo é contribuir para a reflexão e a prática dramatúrgica contemporânea entre os participantes.

O projeto Núcleo de Dramaturgia Sesi surgiu em 2007, quando o Sesi São Paulo, em parceria com o British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais) formou suas primeiras turmas de novos autores. O programa consiste em aulas, oficinas e workshops para quem deseja desenvolver a prática da escrita, bem como habilidades de trasportar um texto para os palcos e apresentar, diante de um público, as ideias da obra. Portanto, uma porta de entrada para a nova geração de dramaturgos e diretores locais.

De acordo com Anna Zétola, Gerente de Cultura do Sesi-PR, a Mostra Dramaturgias é uma oportunidade de expôr a dimensão e a potência de atuação dos Núcleos de Dramaturgia nos três estados (SP, PR e RJ). “Este projeto é um investimento na formação e aperfeiçoamento de dramaturgos, além de um importante incentivo à escrita, ao propor a troca de conhecimento entre artistas, ministrantes e participantes”, completa.

Inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia Sesi-PR, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia Sesi Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral. Em 2015, o Núcleo de Dramaturgia Sesi-PR integrou o programa Núcleos Criativos do Sesi, que oferece outros programas de desenvolvimento de criativos na área de audiovisual, artes visuais e composição musical ao longo da programação anual.

“Ao longo destes oito anos o nosso Núcleo de Dramaturgia mantém sólida parceria com os Núcleos do Sesi SP/FIESP e Sesi Cultural/FIRJAN, realizando em conjunto a Mostra Dramaturgias – 1º Encontro dos Núcleos de Dramaturgia do Sesi na Casa Heitor Stockler De França, dentro do Festival de Teatro de Curitiba”, finaliza Anna. A organização da mostra é realizada em conjunto com Stephan Baümgartel, Jé Oliveira, Márcia Moraes e Greice Barros.

Confira o cronograma de atividades:

04 DE ABRIL
15h – Abertura
Conversa entre os Núcleos de Dramaturgia SP, RJ e PR (Marici Salomão, Diogo Liberano e Jé Oliveira): Como pensar ações pedagógicas na escrita teatral contemporânea? Que tipos de texto nossa sociedade necessita? Como provocar essa escrita?

*Marici Salomão é dramaturga, curadora, crítica e jornalista. Foi colaboradora do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Bravo!. Autora de O Retiro dos Sonhos, Bilhete, Maria Quitéria, Impostura e Território Banal. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral – CPT, sob supervisão de Antunes Filho. Foi jurada do prêmio Shell de Teatro e curadora do projeto Dramaturgias Urgentes, do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB de São Paulo. Autora do livro O Teatro de Marici Salomão, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial. Desde 2008 é a coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council e do curso d e Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

*Diogo Liberano é diretor teatral e dramaturgo integrante da companhia carioca Teatro Inominável. Coordenador do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural (Rio de Janeiro), é também doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio) onde investiga dramaturgia como um tipo de literatura autônoma à cena teatral.

*Jé Oliveira é ator, dramaturgo, diretor e MC. Formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, onde hoje leciona dramaturgia. É fundador do Coletivo Negro, grupo que existe há 10 anos na cidade de São Paulo. Em 2017 ganhou o 6º Prêmio Questão de Crítica por sua obra “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens”. Professor e orientador do Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR nas edições 2017/2018. Estuda Ciências Sociais na Universidade de São Paulo – USP.

18h – Núcleo de Dramaturgia SESI/SP – Leitura Dramática do texto “Cor de Vermelho Touro” de Bruno Canabarro
Há um corpo morto, dilacerado por um país (por um pai!). Ele tinha 8 anos, cabelos nos ombros e um órgão lhe foi danificado. É preciso dissecar todas as narrativas da violência para que algo ainda possa sobreviver, já que ele está morto. As ruínas de nossos corpos assistem ao desmoronamento de outro: pequeno, criança, indefinido. Faz parte deste processo se destruir um pouco. (Direção: Janaína Leite/
Atores: André Capuano, Carlos Jordão e Gilka Verana).

20h – Núcleo de Dramaturgia SESI/PR – Leitura Dramática do texto “O Velho” de Juliana Partyka
As memórias do Velho. Do cão. Os procedimentos frustrados para ressuscitar um morto. E dançar. (Direção: Márcio Mattana / Atores: Fabiane de Cézaro, Helen Kaliski e Lilyan de Souza).

05 DE ABRIL
10h – Conversa com ex-alunos dos Núcleos de Dramaturgia SP, RJ e PR – Convidados: Bruno Canabarro (SP), Leandro Bacellar (RJ) e Olga Nenevê (PR)
Mediação: Marici Salomão.

*Bruno Canabarro é ator performer, dramaturgo, diretor e arte-educador. Formado pela Faculdade Paulista de Artes – SP e pelo Núcleo de Dramaturgia do SESI-Britisch Council – SP. Participa dos Núcleos de Pesquisa do Grupo XIX de Teatro em parceria com integrantes do grupo. Foi um dos autores vencedores do concurso para a publicação de um livro de antologias da editora Lamparina Luminosa. É dramaturgo de ‘Leite de Copo’, com direção de Daniel Gonzalez; dramaturgo e diretor de ‘ABUELA’; diretor assistente e performer de ‘Plantar Cavalos Para Colher Sementes’ e ‘Rútilo Nada’, com direção de Ronaldo Serruya; e ator-criador de ‘Memórias de Cabeceira’, com direção de Rodolfo Amorim; entre outros.

*Leandro Bacellar é Dramaturgo, Diretor de Teatro e Ator. Bacharel em Artes Plásticas pela UFES. Roteirista pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Fundador do Grupo Teatro Empório. Integrou a primeira turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI (RJ). Escreveu os espetáculos “Quase Famosos”, “O Amor em muito mais que preto e branco”, “Boulevard, 83”, “Rosa Negra”, “A Ordinária”, “Uma Carta para Alice”, “Romantic”, “Bandida” e “Cidade /Abismo”. É argumentista e co-roteirista do Longa Metragem “Urutau” e roteirista e diretor do curta metragem “Um tempo Grave para Corações Fortes”.

*Olga Nenevê é dramaturga, atriz e diretora. Fundadora do Grupo Obragem de Teatro, seus trabalhos são caracterizados pelo perfil investigativo e pela contaminação com outras áreas artísticas. Participou do Núcleo de Dramaturgia SESI-PR em 2010. Seus principais trabalhos como dramaturga são “Trilogia sobre a morte e o luto” composta pelos textos “Passos” (2008); “O inventário de Nada Benjamim” (2009) e “Zaqueu” (2010); “Trilogia sobre a loucura” composta pelos textos “As tramoias de José na cidade labiríntica” (2011 – Troféu Gralha Azul de Melhor texto original); “Cristiano – o cão louco” (2013) e “Coração” (2014 – Prêmio Oraci Gemba da FCC).

15h – A palavra falada e cantada como dramaturgia teatral – Encontro com Jé Oliveira
Serão compartilhadas algumas reflexões acerca do modo como algumas experiências do trato com a palavra cantada e falada vem sendo experimentada, refletida e realizada em algumas criações teatrais contemporâneas híbridas e fluídas entre teatro e música, fala e canto.

19h – Núcleo de Dramaturgia SESI/RJ – Leitura Dramática do texto “Vespa Joia” de Suellen Casticini (RJ) com a Minha Nossa Cia de Teatro (PR)
Em caso de uma hecatombe nuclear, o único animal da Terra que sobreviveria seria a barata, devido à sua capacidade de adaptação às mudanças […] Outro inseto peculiar é a vespa-joia, uma espécie de marimbondo de corpo azul-esverdeado que lembra uma pedra preciosa, por isso o nome. (Direção: Val Salles/
Elenco: Inês Gutierrez, Fernanda Perondi, Léo Moita e Moira Albuquerque).

06 DE ABRIL
14h às 17h – Oficina Dramaturgia e Produção de Diferença
Retomando a noção de mimesis, desenvolvida por Aristóteles em sua “Poética”, esta oficina buscará compreender a escrita dramatúrgica como um exercício de produção e introdução de diferença na dita “realidade” a partir de exemplos diversos de dramaturgias escritas no decorrer dos séculos.

Ministrante: Diogo Liberano (RJ).
Público Alvo: pessoas interessadas no estudo e na prática da dramaturgia.
Inscrições: [email protected] (enviar breve currículo)
Número de vagas: 20

19h – Núcleo de Dramaturgia SESI/PR – Encenação do texto “Pré-Santa ou Canonização” de Helen Kaliski
Uma mulher espera pelo processo de canonização. Vira uma Pré-Santa: estado onde a mulher a ser santificada discorre sobre sua vida e morte.

Dramaturgia, encenação e atuação: Helen Kaliski
Orientação: Jé Oliveira e Stephan Baümgartel
Trilha sonora e sonoplastia: Jo Mistinguett
Figurino, maquiagem e cabelo: Victor Hugo
Interlocuções artísticas: Jo Mistinguett e Victor Hugo

07 DE ABRIL
10h às 13h – Continuação da Oficina Dramaturgia e Produção de Diferença
Ministrante: Diogo Liberano (RJ).

15h – Mesa redonda: O narrador foi decepado? Longa vida ao narrador!
Convidados: Diogo Liberano (RJ), Lígia Oliveira (SP) e Sueli Araujo (PR)
Mediação: Marcelo Bourscheid (PR)

Apesar da constatação de Walter Benjamin de que a capacidade de narrar em sociedades capitalistas tivesse se atrofiado por falta de um terreno social fértil de compartilhamento, continua existindo certa fome entre os seres humanos de refletir e aprofundar seu pertencimento a um grupo ou coletivo, sobretudo de resistência às mazelas do capitalismo tardio neoliberal. Perante essa tensão, a mesa reflete sobre a necessidade atual de articular narrativas e as possibilidades formais de fazê-lo na contemporaneidade.

*Lígia Souza Oliveira é dramaturga e pesquisadora, doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa em Literatura Francesa na Université Paris 8 – Vincennes/Saint Denis, mestre em Literatura pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Já publicou as dramaturgias Encontros Diários, Personne e Outros Sons.

*Sueli Araujo é diretora, dramaturga e fundadora da CiaSenhas de Teatro. Seus trabalhos mais recentes são os espetáculos Fui! (2016), O bafo da gralha (2016) e Os Pálidos (2015), nos quais tem se dedicado a investigar procedimentos poéticos que incluem o espectador na encenação. Em 2013, lançou o livro Narrativas em Cena. É professora do Curso de Artes Cênicas da Unespar-FAP desde 1998.

*Marcelo Bourscheid é dramaturgo, diretor, tradutor e produtor teatral. Sua dramaturgia tem sido encenada por companhias de todo o país, recebendo prêmios, estudos críticos e circulando por importantes festivais. Foi professor de dramaturgia e escrita criativa em instituições como o SESI, SESC, UFPR, UDESC, ESC Escola de Escrita, dentre outras. Atualmente, integra o Projeto Teatro de Segunda, é Diretor de Cultura da UNESPAR e doutorando em encenação e dramaturgia na UFPR.

17h – Lançamento da Publicação Núcleo de Dramaturgia Sesi/ PR 2017

19h – Núcleo de Dramaturgia SESI/PR – Encenação do texto “A Carne Cambiante” de Thiago Dominoni
Do pórtico da minha casa para o espetáculo de finalização de curso do Bacharelado em Artes Cênicas. Em 2017 esta dramaturgia foi resultado da pesquisa de conclusão de curso, e nessa etapa, orientada por Sueli Araujo. Após a primeira experiência de encenação, este projeto de pesquisa foi levado ao Núcleo de Dramaturgia Sesi/PR 2017. “Dedico esta obra para os esquecidos, para os abandonados, para o que estão com fome. Esta obra é uma declaração!”

Dramaturgia, encenação e atuação: Thiago Dominoni
Orientação: Jé Oliveira e Stephan Baümgartel
Figurino: Antonio Lopes e K’roll Oliveira
Operação de som: Thiago Roliude
Operação de Luz: Cláudia Souza
Cenografia: Thiago Roliude e Thiago Dominoni
Fotografia: Ester Gehlen
Equipe Técnica: Francine Neves, K’roll Oliveira, Thiago Roliude, Cláudia Souza

Serviço: Mostra Dramaturgias – 1º Encontro dos Núcleos de Dramaturgia do Sesi
Data: 4 a 7 de abril
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França – Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Entrada gratuita, sujeito a lotação
Mais informações na página do Facebook.

Deixe uma resposta

Publicações Recentes

Curso de Produção e Gestão Cultural: 25 vagas gratuitas em Curitiba

Está aberta a convocatória gratuita que vai selecionar 25 artistas de regiões descentralizadas de Curitiba para um Curso de...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.