Início De Graça Cia. do Abração comemora 20 anos com uma mostra virtual gratuita

Cia. do Abração comemora 20 anos com uma mostra virtual gratuita

Serão apresentados quatro espetáculos, dois para crianças e dois para jovens e adultos

Para comemorar os seus 20 anos de história, a curitibana Cia. do Abração promove a Mostra Comemorativa Abração 20 anos no formato virtual. Os espetáculos serão apresentados gratuitamente entre os dias 24 e 27 de junho no canal do Youtube da companhia.
“O teatro pode trazer muitas motivações para os pequenos e grandes e ajudá-los a dar sentido aos acontecimentos da vida”, comenta a diretora da Cia. do Abração, Letícia Guimarães. “Estamos em festa. Comemorando a história de 20 anos de arte e resistência da Cia. do Abração. Temos a intenção de trazer a reflexão sobre a importância do teatro produzido continuamente por uma companhia curitibana”, complementa.
Serão quatro espetáculos, dois voltados às crianças, com tradução simultânea em Libras, e dois para os jovens e adultos. Após cada apresentação haverá uma conversa ao vivo com os integrantes da companhia e convidados especiais que fizeram parte da criação. O público poderá participar do bate-papo através do chat do YouTube.
O evento também proporcionará ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano transmitidas on-line.” Nesse aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade”, aponta a diretora da companhia curitibana.

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA COMEMORATIVA ABRAÇÃO 20 ANOS

24 DE JUNHO
Sonho de Uma Noite de Verão
Horário: 19h
Classificação livre
Link da transmissão: https://youtu.be/UlsbnVLbRSo
Premiado com seis Troféus Gralha Azul em 2002, entre eles o de melhor espetáculo para crianças, Sonho de Uma Noite de Verão apresenta quatro velhinhos que se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare e utilizam-se de objetos para contar uma estória que fala dos encontros e desencontros de dois casais. A ideia de trabalhar com manipulação de objetos parte do princípio que essa é a maneira que a criança naturalmente se utiliza para criar o seu próprio imaginário, o seu lúdico faz de conta”. Assim, os personagens da história são representados por objetos do cotidiano, como um par de sapatos altos, uma gravata borboleta, entre outros.
Nessa versão, os reis da floresta brigam não pelo seu pajem, mas pela posse do Livro dos Sonhos. Entre as mensagens do espetáculo estão que quando a natureza entra em desarmonia, todos brigam e um paralelo entra a infância e a velhice, com os velhinhos da história se tornando crianças  – ou libertando a criança que todos guardamos dentro de nós.

25 DE JUNHO
O menino que amarrava tudo
Horário: 19h
Classificação livre
Link da transmissão: https://youtu.be/ohUdHpV-cJs

Inspirado na obra homônima de Guga Cidral, esse foi o último espetáculo produzido pela Cia. do Abração antes da pandemia e apresenta Léo, um menino muito criativo e sensível, filho único de uma família. Mas, ele não é como as outras crianças. Sua comunicação verbal é incompreendida. Por isso, não tem amigos e sua própria família tem dificuldades com ele.

O único refúgio de Léo é o atelier de artes de sua mãe, onde começa a história. Ao abrir as gavetas, o menino descobre um mundo. Um dia, tirando um soninho no seu esconderijo secreto, sonha com seu avô, já falecido, que lhe faz lembrar de muitos momentos em que viveram intensamente juntos e ensina ela a inventar cordões de amarrar tudo.

Os cordões viraram longos varais recheados de lembrança e alegria e, com eles, caminha colorindo e descobrindo o seu próprio mundo. Quais sentimentos conseguimos amarrar? E quais queremos? Será esse fio a linha da vida? A partir desses fios, Léo nos contará a sua história.

VEJA TAMBÉM: Dramaturgas em Cena: CiaSenhas de Teatro abre seleção para textos inéditos de autoras brasileiras

26 DE JUNHO
O banho
Horário: 19h
Indicado para maiores de 16 anos. Contém cenas de nudez
Link da transmissão: https://youtu.be/g2YUySnGg7U
Com estreia em 2007, no projeto “Novelas Curitibanas”, esse espetáculo trata o “banho” como um fato social total, constituído não apenas do uso que dele fazemos, mas como um elemento de mediação das representações simbólicas. O espetáculo mescla teatro, dança, música e artes plásticas às ações cotidianas, aos lugares comuns, aos hábitos sedimentados.
“O banho” convida a conhecer um pouco da nossa cultura, da nossa diversidade e, principalmente, da nossa intimidade, propondo uma reflexão sobre nossas vidas cotidianas. Prazer, cansaço, dor, alegria, brincadeira, regeneração, revitalização são alguns dos estados do corpo e da mente presentes em no processo de criação e de pesquisa que servirão de alicerce para o espetáculo.

27 DE JUNHO
Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone

Horário: 19h
Indicado para maiores de 14 anos
Link da transmissão: https://youtu.be/Lhgyl289Lkw
O espetáculo estreou em 2016, ano comemorativo dos 15 anos da Companhia do Abração, e conta com a assinatura do dramaturgo Edson Bueno e da diretora Letícia Guimarães. “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone” traz à tona a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, as diferentes formas de participação na história, assim como opressões vividas e um resgate da memória daquelas que se sacrificaram por direitos igualitários e humanos.

O enredo, ambientado em uma cidade do interior brasileiro, em plena ditadura militar dos anos 70, conta a história de três mulheres que recebem do quartel militar a peculiar tarefa de costurar uma bandeira para ser exibida em uma parada na manhã seguinte. Nesse coser da bandeira, a história busca abordar o imaginário coletivo humano e as contradições manifestadas pelas personagens.

 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile