Para lembrar a importância da prevenção do diabetes, ações e testes gratuitos de saúde serão realizados no dia 10 de novembro
No mundo, uma em cada 11 pessoas é acometida pelo diabetes, sendo que a cada três segundos, um caso é descoberto. Dados da International Diabetes Federation (IDF) apontam que, só no Brasil são mais de 14 milhões de portadores da doença – cerca de 9,4% da população total. De acordo com o levantamento, são diagnosticados, diariamente, 500 novos casos.
Para conscientizar a população sobre importância da prevenção do diabetes e lembrar do Dia Mundial do Diabetes que é comemorado em 14 de novembro, ações gratuitas de saúde ocorrerão em Curitiba no sábado, dia 10 de novembro. Confira a programação:
7ª Caminhada do Diabetes
O Centro de Diabetes de Curitiba (CDC), localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), promove, em parceria com sociedades médicas e universidades, no dia 10 de novembro, a 7ª Caminhada do Diabetes. O evento, que é gratuito, tem como objetivo alertar para o tamanho do problema que é o diabetes e incentivar a população a realizar atividade física. Durante o evento acontecerão outras ações como orientações sobre diagnóstico da doença, complicações crônicas do diabetes; testes de glicemia capilar; e oficina sobre a importância da família no cuidado com o diabetes.
A caminhada será realizada no Parque Barigui e o percurso será de 5 km, partindo do estacionamento da BR 277. Para participar, basta se inscrever pelo site www.caminhadadiabetescuritiba.com.br. Os participantes ganham camiseta e brindes, além de orientação nutricional e de exercício.
6ª edição do Mutirão Diabetes Curitiba e Retina do Bem 2018
Também no dia 10 de novembro, acontece a 6ª edição do Mutirão Diabetes Curitiba e Retina do Bem 2018. A ação ocorrerá das 8h às 16h, na Praça Ouvidor Pardinho, localizada no bairro Rebouças. Serão oferecidos testes gratuitos de glicemia; de fundo de olho, um dos órgãos que podem ser afetados pelo diabetes; aferição de pressão arterial sistêmica, doença vascular associada ao diabetes; além de orientações sobre a relação do diabetes com a obesidade e sedentarismo com dicas de dieta ideal e atividades físicas que podem ser desenvolvidas diariamente, inclusive, em casa.
O mutirão é uma iniciativa dos médicos oftalmologistas Cristiano Toesca Espinhosa e João Guilherme de Moraes, especialistas em retina e vítreo e conta com o apoio do Hospital VITA, com a participação médico da equipe do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes, Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgia bariátrica.