Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta famosa composição alemã

O concerto O Anel sem Palavras será apresentado pela Orquestra Sinfônica do Paraná no Guairão

 

Orquestra Sinfônica do Paraná. Foto: Kraw Penas/SEEC

 

No dia 4 de março, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentará O Anel sem Palavras, de Richard Wagner (Lorin Mazel), sob regência do maestro titular Stefan Geiger. O concerto será às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão. A entrada é R$20,00 (vinte reais). A classificação indicativa é sete anos de idade.

“A execução dessa obra é rara no Brasil, pois requer uma orquestra muito grande como a nossa e também são necessários instrumentos especiais, por exemplo, no total são 8 trompas, sendo 4 tubas wagnerianas. Há um trombone contra baixo, que tem mais ou menos dois metros, um trompete baixo especial e 18 bigornas, que emitem um som singular”, conta Stefan Geiger, maestro titular da OSP.

Em pouco mais de uma hora, a mais famosa ópera alemã, será executada, sem cantores apenas com instrumentos. “Para mim é um grande momento e também é assim para os nossos músicos da OSP, pois alguns deles terão poucas chances de repetir isso. Eu estou consciente de que este momento é único e fico muito grato por isso, especialmente pelo fato da obra ser de um músico alemão,” comenta Geiger.

O Anel sem palavras
O maestro Lorin Maazel selecionou aqueles que seriam os melhores momentos da ópera O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner, sob encomenda da Telarc Records, em 1987.

O trabalho de Maazel foi condensar as 17 horas de genial música Wagneriana em 1:15h, relevando os momentos de maior paixão e dramaticidade, articulando vinte excertos do ciclo operístico, relevando os principais temas orquestrais a fim de preencher a ausência do texto e das vozes.

Quando morava em Dresden, precisamente em 4 de outubro de 1848, que Wagner cria o primeiro debuxo de “O Anel do Nibelungo”. Após longos 26 anos de estudos e inspiração Wagner pode finalizar e estrear, em 1874, as quatro óperas no Festival de Bayreuth, regidas por Hans Richter.

“O Anel do Nibelungo” reúne as óperas “O Ouro do Reno”, “A Valquíria”, “Siegfried” e “O Crepúsculo dos Deuses”, sintetizando em sua trama diferentes textos de tradição nórdica do século XIII, combinando filosofia, história e mitologia com música, drama, poesia e arquitetura, na busca por uma forma completa de expressão artística.

Ao contrário do que pode parecer, o ouvinte definitivamente não encontrará na seleção de Maazel apenas uma música de acompanhamento, ocasional e fragmentada. Pelo contrário, para além das especificidades técnicas (também elas importantes), a grande revolução de Wagner foi conceber a ópera como um verdadeiro drama musical. Para que isso se tornasse possível, a orquestra, a música instrumental passou a desempenhar na ópera de Wagner o papel de uma espécie de viga mestra, de fio condutor a partir do qual todos os outros elementos (vozes, personagens, enredos) se desenvolvem e se encontram para dar unidade ao conjunto.

O enredo versa sobre o roubo do ouro do Reno pelo nibelungo Alberich, que, renunciando ao amor, forja um poderoso anel e um elmo mágico capazes de derrotar todos e libertar aquele que os possui do jugo dos deuses. Seguem-se então as diversas disputas entre nibelungos, deuses, gigantes, heróis e guíbiches pela posse do anel, tendo como pano de fundo a maldição do anel e o lamento constante das filhas do Reno, guardiãs do ouro mágico. Mais do que uma obra sobre culpa, maldição, opressão, traição ou ganância e poder, O Anel do Nibelungo pode ser visto como uma espécie de panegírico do amor, muito embora de caráter fatalista. Tanto o poder quanto a maldição do anel, resultados da abjuração de Alberich, simbolizam a renúncia ao amor, e tudo o que se segue é, em essência, um emaranhado de formulações sobre o amor: seja ele o amor incestuoso entre os irmãos Siegmund e Sieglinde; ou o amor fracassado de Fricka e Wotan, origem da ganância e da obsessão pelo poder; ou o amor como ilusão e trapaça de Siegfried e Gutrune; ou, finalmente, o amor como sacrifício de Brünnhilde e Siegfried. Em O Anel sem Palavras, Maazel articula os mais dramáticos, bem como os mais apaixonados momentos do ciclo, numa tentativa feliz de sintetizar o que não pode ser sintetizado, assim como faz Wagner.

A arte revolucionária de Richard Wagner
Richard Wagner (1813-1883), autor da ópera, era um compositor, poeta, libretista, diretor de teatro, maestro e ensaísta alemão. Ele é reconhecido como o principal compositor do romantismo, sendo grande sua contribuição para a reforma do teatro musical. Ao contrário da maioria dos outros compositores de ópera, Wagner, autodidata, sempre escreveu o libreto e o roteiro para suas obras.

O compositor transformou o pensamento musical em sua idéia de Gesamtkunstwerk (obra de arte total), síntese de artes poéticas, visuais, musicais e dramáticas. Este conceito encontra sua realização no Festspielhaus de Bayreuth, o teatro que ele construiu para a representação de suas peças, onde o Festival de Bayreuth ainda é feito, completamente dedicado a ele.

A sua arte revolucionária, na qual existem, desde o ponto de vista dos libretos, influências da tradição da mitologia nórdica, dos poemas germânicos e cavalheirescos, bem como da filosofia de Arthur Schopenhauer e do ponto de vista musical influências de toda a história de música clássica, desencadeou reações conflitantes no mundo artístico e críticos e entusiastas divididos em “wagneriano” e “anti-wagneriano”: foi também por essa razão que o compositor conheceria o sucesso apenas nos últimos anos de sua vida.

O filósofo Friedrich Nietzsche, durante o período de amizade com o compositor, considerou a música de suas obras para a tetralogia O Anel do Nibelungo como o renascimento da arte trágica na Europa, representando o mais alto exemplo do espírito dionisíaco na história da própria música, ou sua aparência instintiva.

Mais tarde, o próprio Nietzsche retraiu suas ideias, definindo, ao contrário, a obra de Wagner como expressão de uma civilização decadente. Paradoxalmente, os argumentos do filósofo, nos dois períodos contrastantes, estão entre os mais citados pelos admiradores e pelos críticos do compositor alemão.

 

 

A Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e pelo Serviço Social Autônomo Palco Paraná, e conta ainda com patrocínios (Lei Rouanet) das empresas: BRDE, Elejor e Huhtamaki.

O Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão está localizado na Rua XV de Novembro, 971 – Centro.

 

SERVIÇO: Concerto O Anel sem Palavras com Orquestra Sinfônica do Paraná 
Data: 4 de março
Horário: 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão – Rua XV de Novembro, 971 – Centro
Classificação: maiores de 7 anos
Ingressos: R$ 20,00

Deixe uma resposta

Publicações Recentes

Curitiba recebe festival de fanfarras com shows ao vivo e bate-papos gratuitos

Curitiba recebe festival de fanfarras de 28 a 31 de março. O Honk! Festival de Fanfarras Ativistas ocupa as...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.